terça-feira, 7 de agosto de 2012


O que é a Lectio Divina?

A Lectio Divina vem do latim e tem como significado, “leitura divina”, “leitura espiritual” ou ainda “leitura orante da Bíblia”, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e a sua vontade, pode-se produzir os frutos espirituais necessários para a salvação. A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo plano da Salvação de Deus. Os princípios da Lectio Divina foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos, especialmente as regras monásticas dos santos: Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento. Santa Terezinha Do Menino Jesus dizia, em período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela busca no Evangelho o alimento de sua alma.
A Lectio Divina tradicionalmente é uma oração individual, porém, pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Monges diziam que a Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, mas é também de todo o cristão. O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que a leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.
Quatro passos: Leitura -> Meditação -> Oração -> Contemplação
Antes de iniciar:
 1 - Encontre um local apropriado (não consigo fazer a leitura orante com TV ou rádio ligado ... rsrsrs).
2 - Invoque a presença do Espírito Santo.
3 - Escolha um texto pequeno, de preferência do Novo Testamento - Evangelhos.
Leitura - devo encontrar a resposta para a seguinte pergunta: O que diz o texto sagrado ?  Leio quantas vezes for necessário. Procure identificar os verbos, os personagens, os interlocutores, as palavras que mais se repetem no texto.
Meditação - A pergunta que devo responder: O que Deus me fala no texto ? Faço uma relação entre a leitura e a minha vida. Busco identificar a mensagem de Deus nos acontecimentos da minha vida.
Oração - Respondo aqui a pergunta: Qual a minha resposta para Deus ?  Faço uma oração baseada na minha meditação. Oração de agradecimento, de súplica, de perdão...
Contemplação -  Deus está vivo, presente, me ama e posso sentí-lo. Nesse último passo devo simplesmente me colocar na presença de Deus.   
Os passos muitas vezes se entrelaçam... ao me colocar a meditar, a oração já brota em meu coração e me alegro de estar na presença de Deus.
Proposta de leitura: Jo 15, 9-17
Comente a sua experiência.

sábado, 4 de agosto de 2012

O peixe - símbolo cristão



Primeiramente entendamos a origem e significado do nome:

Peixe em grego - ICHTHUS

O peixe não é um símbolo cristão por causa dos discípulos que eram pescadores, nem porque Jesus multiplicou os pães e os peixes, nem porque Pedro pegou a moeda na boca do peixe.
O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando se deu o ínicio das perseguições aos cristãos pelo Império Romano e outras religiões da época, que tinham o intuito de acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus Cristo não cederam as ameaças, mesmo estando sempre sobre constantes perseguições, pressões e geralmente risco de vida, eles continuaram a confessar sua fé em Cristo, reunindo-se, ensinando e vivendo os mandamentos que Jesus havia dito.Devido as constantes perseguições, e morte de muitos cristãos, essas pessoas necessitavam, de um símbolo que identificasse sua fé, sem coloca-los em perigo, criando assim O PEIXE, usando como um sinal secreto de fé. Este símbolo foi escolhido porque a palavra peixe em grego, é um acróstico ( são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase) que forma assim uma frase que é uma confissão de fé. O nome em grego ICHTHUS ou ICHTHYS. Iesus CHristus THeos Yios Soter, que em português que dizer: Jesus Cristo Deus Filho Salvador.


Iesus ****** Jesus

CHristus ****** Cristo

THeos ****** Deus

Yios ****** Filho

Soter ****** Salvador



Assim, para que um cristão identificasse um outro cristão, ele desenhava um arco na areia. Se a outra pessoatambém fosse cristã, desenhava o arco ao contrario, formando assim, o desenho de um peixe, assim sabendo então que os dois eram cristão. Com o passar dos anos a figura de um peixe, associou-se ao cristianismo.Esta foi a maneira que os cristãos daquela época utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando e proclamando a fé que eles tinham em Jesus Cristo e resistindo as perseguições do Império Romano.
 A morte de Jesus comprou nossa liberdade e hoje em dia somos livres para proclamar o evangelho, não há nescessidade de escondermos ou de se comunicar através de códigos. Nós somos livres para nos comunicar, pregar o evangelho de forma aberta. Então vamos espalhar, compartilhar a palavra e o amor de Deus. Não se envergonhem de falar de Jesus. Quando surgir uma oportunidade de pregar o evangelho para uma pessoa não exite em falar, pois você poderá estar ganhando uma alma para Cristo!