terça-feira, 7 de agosto de 2012


O que é a Lectio Divina?

A Lectio Divina vem do latim e tem como significado, “leitura divina”, “leitura espiritual” ou ainda “leitura orante da Bíblia”, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e a sua vontade, pode-se produzir os frutos espirituais necessários para a salvação. A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo plano da Salvação de Deus. Os princípios da Lectio Divina foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos, especialmente as regras monásticas dos santos: Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento. Santa Terezinha Do Menino Jesus dizia, em período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela busca no Evangelho o alimento de sua alma.
A Lectio Divina tradicionalmente é uma oração individual, porém, pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Monges diziam que a Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, mas é também de todo o cristão. O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que a leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.
Quatro passos: Leitura -> Meditação -> Oração -> Contemplação
Antes de iniciar:
 1 - Encontre um local apropriado (não consigo fazer a leitura orante com TV ou rádio ligado ... rsrsrs).
2 - Invoque a presença do Espírito Santo.
3 - Escolha um texto pequeno, de preferência do Novo Testamento - Evangelhos.
Leitura - devo encontrar a resposta para a seguinte pergunta: O que diz o texto sagrado ?  Leio quantas vezes for necessário. Procure identificar os verbos, os personagens, os interlocutores, as palavras que mais se repetem no texto.
Meditação - A pergunta que devo responder: O que Deus me fala no texto ? Faço uma relação entre a leitura e a minha vida. Busco identificar a mensagem de Deus nos acontecimentos da minha vida.
Oração - Respondo aqui a pergunta: Qual a minha resposta para Deus ?  Faço uma oração baseada na minha meditação. Oração de agradecimento, de súplica, de perdão...
Contemplação -  Deus está vivo, presente, me ama e posso sentí-lo. Nesse último passo devo simplesmente me colocar na presença de Deus.   
Os passos muitas vezes se entrelaçam... ao me colocar a meditar, a oração já brota em meu coração e me alegro de estar na presença de Deus.
Proposta de leitura: Jo 15, 9-17
Comente a sua experiência.

Um comentário: